quinta-feira, 10 de setembro de 2009

MOSTRA SESC DE TEATRO DE RUA

SESC SOROCABA
apresenta

A Mostra SESC de Teatro de Rua apresenta um panorama da produção nacional de espetáculos teatrais do gênero, uma das manifestações artísticas mais antigas da cultura popular.

PROGRAMAÇÃO
A BRAVA
SESC Sorocaba Dia(s) 15/09
Terça, às 20h.

Com a Brava Companhia. O espetáculo, concebido para apresentações nas ruas é inspirado na história da heroína francesa Joana D’arc e propõe uma reflexão sobre os objetivos, rumos e escolhas de cada indivíduo e a sua postura frente às conseqüências destas escolhas. Valendo-se de recursos como a música, os atores convidam a platéia a fazer paradoxos com os dias atuais. A Companhia Brava, fundada em 1998, recebeu com esta montagem o prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro como melhor espetáculo apresentado em rua e foi indicado pelo Prêmio Shell na categoria melhor direção.
Local: Oficina Cultural Grande Otello. End.: Praça Frei Baraúna, s/n.

DEUS E O DIABO NA TERRA DE MISÉRIA
SESC Sorocaba
Dia(s) 16/09
Quarta, às 20h.

Com Oigalê Cooperativa de Artistas Teatrais. Livre adaptação do livro "Dom Segundo Sombra" de Ricardo Guiraldes, mais conhecido como Ferreiro e a Morte. No espetáculo, todos os recursos que o teatro de rua oferece são usados e mesclados à cultura pampiana, enfocando, neste caso, o contador de causo. “Deus e o Diabo” é um causo que vira teatro, trova, rima e música. Uma farsa gaudéria que conta como a Miséria ficou espalhada pelo mundo. A trilha sonora é executada ao vivo pelos próprios atores. O espetáculo estreou em setembro de 1999, já tendo realizado 520 apresentações para mais de 130.000 pessoas, em diversas cidades do Brasil.
Local: Oficina Cultural Grande Otello. End.: Praça Frei Baraúna, s/n.

A RUA É UM RIO
SESC Sorocaba
Dia(s) 17/09
Quinta, às 20h.

Com Tablado de Arruar. A peça tem como pano de fundo as relações de poder que se manifestam na disputa do solo paulistano, a partir de dois personagens que não se encontram,
mas cujos interesses se chocam. Goodman, uma figura da elite brasileira, idealista e inexperiente nos negócios, se vê obrigado a assumir a construtora de seu falecido pai. Por outro
lado, Mariana, uma favelada que vive na área e será removida para que se construa uma obra da empresa de Goodman. Fundado em 2001, o Tablado de Arruar nasceu com a proposta de
pesquisar o teatro de rua. “A Rua é um Rio” é o mais novo espetáculo do grupo, que ainda possui no repertório as peças “A Farsa do Monumento” e “Movimentos para atravessar a rua”. Local: Oficina Cultural Grande Otello. End.: Praça Frei Baraúna, s/n.

O CABRA QUE MATOU AS CABRAS
SESC Sorocaba
Dia(s) 18/09
Sexta, às 20h.

Com a Cia. de Teatro Nu Escuro. Um advogado vigarista se vê envolvido em um caso de assassinatos de cabras e bodes. Uma trama cheia de traições, trapaças e reviravoltas, onde uma esposa maliciosa engana seu marido advogado, que engana um comerciante ganancioso, que engana seu empregado, que engana um juiz, que quer enganar todo mundo. O texto é uma livre adaptação da peça medieval francesa “A Farsa do Advogado Pathelin”, mesclado com textos de cordéis nordestinos, esquetes de picadeiro, fábulas medievais, ditos populares e vários elementos da cultura popular brasileira. Com sede em Goiânia, a Cia de Teatro Nu Escuro tem treze anos de atuação no cenário nacional e internacional das artes cênicas e possui onze espetáculos montados.Local: Oficina Cultural Grande Otello. End.: Praça Frei Baraúna, s/n.

O REI SALOMÃO
SESC Sorocaba
Dia(s) 19/09
Sábado, às 11h.

Com a Trupe Koskowisck. A peça conta a história bíblica de duas mães que têm na mesma época seus filhos, mas um deles morre. A mãe inconformada com a morte do filho alega ser sua a criança viva. Com o impasse, as duas levam o problema ao Rei Salomão. Sem perder a delicadeza e a ludicidade, a trupe leva à rua esse conto universal de forma divertida. A Trupe Koskowisck é um grupo sorocabano formado por atores-palhaços que pesquisam a linguagem do Clown, do Circo e do Teatro de Rua.
Local: Praça Cel. Fernando Prestes, s/n.

TOMARA QUE NÃO CHOVA
SESC Sorocaba
Dia(s) 19/09
Sábado, às 20h.

Com Teatro de Anônimo. Tomara que não chova reproduz a estrutura dos espetáculos de circo-teatro que povoaram o imaginário do Brasil por décadas. Dividida em duas partes, a montagem soma números de variedades circenses e encenações teatrais. Para reunir os
elementos necessários na montagem, os artistas ouviram a voz da experiência: Vic Militello e os professores da Escola Nacional de Circo. Fundado em 1986 no Rio de Janeiro, o Teatro de
Anônimo dedica-se à pesquisa técnica e artística que define como Teatro Popular Circense, com enfoque principal na arte da comicidade, nas técnicas de números aéreos e no universo teatral das festas populares.
Local: Oficina Cultural Grande Otello. End.: Praça Frei Baraúna, s/n.


Palestra:
O TEATRO DE RUA COMO INTERVENÇÃO URBANA: O USO DO ESPAÇO DA RUA
SESC Sorocaba
Dia(s) 18/09
Sexta, às 14h.

Com Licko Turle, Alexandre Mate e Hélio Fróes A conversa tem como mote o uso do espaço da rua como palco para intervenções artísticas e irá contar com o parecer de especialistas na área, entre eles o ator e professor Licko Turle, doutorando e mestre em teatro pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Mestre em Teatro Educação pela USP Alexandre Mate e Hélio Fróes, moderador virtual da Rede Brasileira de Teatro de Rua, ator e diretor da Cia de Teatro Nu Escuro.
Local: Oficina Cultural Grande Otello. End.: Praça Frei Baraúna, s/n.

Oficina:

TEATRO DE RUA: ESPAÇO, MOVIMENTO E RITMO
SESC Sorocaba
Dia(s) 16/09
Quarta, às 14h.

Com Oigalê. O workshop é uma mostra da experiência de dez anos do Oigalê em teatro de rua. Nesta atividade, o grupo trabalha com a primeira palavra do vocabulário teatral: o corpo humano, principal fonte de som e movimento. Para o domínio dos meios de produção teatral, deve-se conhecer o próprio corpo, para depois torná-lo mais expressivo.
Local: Oficina Cultural Grande Otello. End.: Praça Frei Baraúna, s/n.


O INSTRUMENTO DO ATOR NA RUA
SESC Sorocaba
Dia(s) 19/09
Sábado, das 9h às 18h.

Com Bruno D´Oliveira. A atividade tem como objetivo trabalhar os potenciais corporais de cada aluno, aliados ao aspecto lúdico das práticas circenses. As técnicas desenvolvidas vão desde acrobacias, clown e malabares, baseados em exercícios de escolas de circo, até Teatro Físico e Mímicas, através de estudos e técnicas de Luis Louis e Marcel Marceau. Local: Oficina Cultural Grande Otello. End.: Praça Frei Baraúna, s/n.

Nenhum comentário: