terça-feira, 29 de junho de 2010

Projeto Cantação

Dia 3 de julho a partir das 22 horas no Circo Lahetô

“Vem ai pela primeira vez em Goiânia o grupo Quarteto Olinda lançando o Projeto Cantação em sua edição forró. A Balaio produções culturais buscou direto das ladeiras de Olinda o grupo pernambucano que trará na bagagem um repertório que privilegia o forró de rabeca envolvendo outros universos como o samba de matuto e o coco de roda. Com abertura do cearense Beirão e os goianos filhos de dona Nereide a noite promete transformar o picadeiro do circo Lahetö em um animado forró"

Beirão e os Filhos de Dona Nereide (CE):

De volta ao Brasil depois de seis meses pela Europa, Beirão com seu novo show Forró na Geração Virtual vem cantando também clássicos da música brasileira e dialogando diretamente com compositores como João do Vale, Zé do Norte, Gordurinha, Zé Dantas, José Marcolino, Humberto Teixeira dentre outros, levando ao público o universo da literatura de cordel e dos cantadores nordestinos. Beirão considera-se um cearense cosmopolita. Acredita que a cultura popular vive uma fase de renascimento: - a cada ano que passa as festas populares como São João ganham novos espaços e o Brasil de norte a sul se acende em festa‖. Assim, não deixando por menos, reúne em seu repertório músicas populares do Nordeste.

Quarteto Olinda (PE)

O grupo, surgido em 2005, reúne músicos que conviveram nos forrós, boizinhos, cirandas e bancos de cavalo-marinho da Zona da Mata e ladeiras de Olinda em meados dos anos 90. Ainda meninos, entre 14 e 16 anos, beberam direto da fonte de Mestres como Salustiano, Luiz Paixão, Biu Roque e de bandas pernambucanas que ganharam o mundo naquela década, como o Mestre Ambrósio. Na junção dos percussionistas Guga Amorim, Bruno Vinezof e do baixista Yuri Rabid com o potiguar Cláudio Rabeca, nasceu o Quarteto. Em 2006, após a entrada do pandeiro de Guga Santos (o ‗Rasta‘), o Quarteto manteve a poesia e humor do nome, mesmo passando a ser um quinteto. O CD, gravado no Estúdio Carranca, no Recife, conta com doze músicas. Dessas, sete recebem assinatura dos músicos do grupo. O repertório privilegia um forró de rabeca bem cru, envolvendo outros universos como o samba de matuto (ou de latada) e o coco. Ainda ganha peso especial nas composições de parceiros próximos do ‗movimento do forró de rabeca de Pernambuco‘.

Realização: Balaio produções culturais

Nenhum comentário: