quinta-feira, 19 de julho de 2012

"Carro Caído" no V Amazônia Encena na Rua!!! Em Porto Velho/RO.

Carro Caído - Foto de Layza Vasconcelos

DIA 21/07
18h - Cortejo
19h30 - Abertura oficial
20h - Show musical “São Batuques”
Beto Oscar e Helder Brandão - Macapá – AP
Os ritmos e ritos das comunidades tradicionais quilombolas do Amapá são a base do show. São Batuques é uma produção que exalta a riqueza poética e melódica das manifestações folclóricas.
DIA 22/07
18h - La Imaginacion
Cia. Juglarte - Guatire, Estado Miranda - Venezuela
Um duo de pitorescos personagens que creem ser, quer dizer, são famosos malabaristas. Caramelo de Mente, um palhaço com delírios de grandeza, e sua assistente Lalo, realizam surpreendentes truques malabarísticos, com muito humor e interação com o público. Espetáculo para toda a família!
19h - Estilo: Dança Folclórica
Cia. de Dança Yaporanga - Porto Velho - RO
19h30 - Do Repente
Lamira Cia. de Dança - Palmas – TO
Dança contemporânea cuja poética é elaborada em torno do universo do Romanceiro Popular do Nordeste brasileiro, nas figuras do poeta cantador, do coquista, do aboiador, do glosador, do cordelista, do mamulengueiro e da influência dessa cultura na formação das diversas culturas brasileiras. Também se apropria das pesquisas sobre a commedia dell'arte, com o universo urbano e globalizado da atualidade.
20h30 - Carro Caído
Cia. de Teatro Nu Escuro - Goiânia - GO
Uma adaptação livre de um conto popular recolhido por Câmara Cascudo. Conta a história do carreiro Rubião, que tinha a mania de falar o nome do demônio junto com nome Santo. Mesmo sendo alertado do mau agouro que poderia acometê-lo, continuava com os xingamentos. O bem e o mal, o sagrado e o profano, são seus temas principais.
21h30 - O Auto da Folia de Reis
Grupo Corpos Teatro Independente - Teresina - PI
Musical infanto-juvenil que surge com o intuito de resgatar a expressão popular do reisado do Piauí e da cultura: são quadras, lendas, cantigas de roda e modinhas. O texto traz um levantamento realizado pelo trabalho de pesquisa sobre as expressões populares nas mais diversas áreas da cultura nordestina, tendo como foco os costumes e o folclore piauienses.
DIA 23/07
19h - Estilo: Forró-Samba
Cia. de Dança Swing Moral - Porto Velho - RO
19h30 - Encantoria
Grupo Experimental de Teatro de Rua e Floresta Vivarte - Rio Branco – AC
É um espetáculo que celebra a roda e traz consigo os encantos e mistérios da floresta, tendo como base do trabalho a cultura popular acreana, brasileira e dos povos originários.
20h30 - A Paixão de Dionísio
GTRUA - Belém - PA
A Paixão de Dionísio conta de forma lúdica e descontraída a história do teatro ocidental desde os tempos dos rituais até as paixões de Cristo na atualidade. Na cena, Didi, um vendedor de raspa-raspa e de toda espécie de cacarecos, que se apresenta como Dionísio, o Deus do Teatro.
21h30 - Ser TÃO Ser – Narrativas da Outra Margem
Buraco d`Oráculo - São Paulo – SP
Construído a partir das histórias de vida dos moradores da região do extremo leste de São Paulo, leva para a cena (a rua), o homem desterritorializado, o homem que está fora do seu território, jogado à margem de uma cidade grande.
DIA 24/07
19h - Estilo: Forró
Cia. Parceiros do Ritmo Quente - Porto Velho - RO
19h30 - Amazônia e a Princesa da Mata
Grupo de Teatral do SESI - Porto Velho - RO
Traz para a cena uma abordagem sobre a preservação ambiental, envolvendo crianças e adultos com personagens da Mitologia Amazônica. Músicas inéditas compõem a dramaturgia sonora. É um convite à reflexão e à mudança.
20h30 - João Pé-de-Chinelo
Grupo Manjericão - Porto Alegre – RS
O espetáculo mostra o universo de João Pé-de-Chinelo, um papeleiro que vive nas ruas, praças e parques com seu carrinho catando papelão e outros materiais recicláveis, na busca de sobrevivência e sustento da família. João é mais um trabalhador fruto do êxodo rural que procura reagir com dignidade diante das mazelas dos grandes centros urbanos. O personagem apresenta sua casa e família ao público, narra histórias e aventuras vividas e sonha com dias melhores.
21h30 - TEKOHA – Ritual de vida e morte do Deus pequeno
Teatro Imaginário Maracangalha - Campo Grande – MS
O espetáculo narra a trajetória do líder indígena Guarani Marçal de Souza e sua resistência histórica na luta pela terra e direitos dos povos indígenas. TEKOHA refere-se à terra tradicional, ao espaço de pertencimento da cultura Guarani. É no TEKOHA que os Guaranis vivem o seu modo de ser.
DIA 25/07
19h - Estilo: Samba
Cia. de Dança Chagas Peres - Porto Velho - RO
19h30 - Zão e Zoraida
Grupo Ueba - Caxias do Sul – RS
A história começa com o encontro dos dois palhaços, que juntos partem em busca da felicidade eterna. Seguindo o mapa, eles entram na floresta, passam por diversas situações cômicas, são pegos pelo guarda e vão parar na prisão. Eles aprendem a lição e partem em busca do tesouro, até que uma descoberta muda essa história... Os personagens interagem com o público e fazem com que todos participem na busca pela Felicidade Eterna.
20h30 - A Língua Solta do Palhaço Joca
Grupo Eureca - Macapá - AP
Conta a história de um menino que não gostava de ler e não encontrava importância na leitura, mas com a ajuda de seus amigos, vivencia as mais emocionantes histórias e descobre o encanto pelos livros. O Palhaço Joca vai enfrentar vilões, desvendar mistérios, fazer viagens espaciais e aprender um mundo de coisas novas porque adquiriu o hábito de ler, com músicas e técnicas circenses de Clown.
21h30 - A Cruz e a Moça
Cia. Cacos de Teatro - Manaus - AM
Conta a história de uma família do interior do nordeste. A jovem filha do Coronel resolve se apaixonar por outro jovem. Nasce um problema? A empregada e os outros dois amigos do jovem resolvem se envolver na história e tudo acontece com muita brincadeira. O espetáculo de dança e teatro e aborda o universo da xilogravura e da literatura de cordel para encantar a todos.
DIA 26/07
19h - Estilo: Dança de Salão
D’PS Cia. de Dança - Porto Velho - RO
19h30 - Pelas Barbas do Mandi e Pelo Suco do Açaí, Apareceu um Palhaço Aqui
Palhaço Sorriso da Amazônia - Porto Velho - RO
Um espetáculo encenado por um palhaço, que por meio de pequenas mágicas cômicas, consegue interagir com crianças, jovens e adultos, sem perder o ritmo executando saltos mortais, dançando, ou simplesmente atuando na arte da palhaçaria que envolve todo publico.
20h30 - O Juiz de Paz da Roça
Movimento, Arte, Pesquisa-Investigação – MAPI - Porto Velho – RO
O Juiz de Paz da Roça se passa, logicamente, na roça e tem apenas um ato. Conta sobre Aninha e José, que planejam se casar, mas José é capturado para tornar-se soldado contra a Revolução Farroupilha. Aninha e José fogem e se casam em segredo e o rapaz fica assim desobrigado de servir.
21h30 - Mar Acá – Mitologia Latino-Americana
Locômbia Teatro de Andanças - Boa Vista - RR
A peça trata da transformação cultural sofrida pelos índios, tem cunho ecológico e valoriza a diversidade cultural, através de técnicas de teatro de mímica, máscaras origami, música ao vivo e acrobacia, utilizando uma linguagem gestual.
DIA 27/07
19h - Estilo: Dança do Ventre, Samba e Zouk
Cia. de Dança Nara Teixeira - Porto Velho - RO
19h30 - Julieta de Bela Flor
Grupo de Teatro Evolução - Porto Velho - RO
Em uma pequena cidade denominada Bela Flor, habitam duas irmãs em busca de um grande amor. Com pensamentos e comportamentos extremamente diferentes, as irmãs Lavousiê buscam, cada uma a seu modo, um caminho para a felicidade. Músicas e danças típicas do folclore amazônico permeiam a trama.
20h30 - Palhaço Pato e Laranjinha Pintando o Sete
Trup do Pato - Macapá - AP
Pato e Laranjinha são uma dupla de palhaços de rua que vez por outra se debate diante da necessidade de provar algo a alguém. Tal condição os coloca em constantes competições, ora por beleza, ora por esperteza, ora por astúcia, e assim os dois vão levando a vida. No entanto, o que se percebe no decorrer é que um não consegue viver sem o outro. Assim, diante da necessidade incessante pela competição, o público é presenteado com momentos únicos de magia e graça.
21h30 - João Cheroso e João do Céu Vendendo Cordel - Uma homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga.
Grupo Eureca - Macapá – AP
O João Cheroso e seu pai, João do Céu, seguem o caminho dos retirantes nordestinos que vieram para a Amazônia em busca de melhores condições de vida. Na chegada ao Amapá os dois descobrem uma curiosidade: a capital amapaense também foi visitada pelo conterrâneo Luiz Gonzaga e este compôs músicas em exaltação à cidade. “Ai que bom, ai que bom/ Que é o Macapá!”
DIA 28/07
19h - Estilo: Dança do Ventre
Cia. de Dança Christina Pontes - Porto Velho - RO
19h30 - Odissi
Locômbia Teatro de Andanças - Boa Vista – RR
O espetáculo é o resultado de cinco anos de estudos realizados na Índia, onde o grupo buscava aperfeiçoar a sua linguagem corporal e gestual. Odissi é a dança clássica da Índia, tem um caráter espiritual e estético, relembrando a simbologia da Yoga e a Meditação em que se busca a união entre a mente e o corpo para liberar o espírito.
20h30 - Poropopó
Companhia Será O Benidito?! - Rio de Janeiro – RJ
Uma Família de Palhaços, onde os três juntos realizam números e reprises clássicos da palhaçaria mundial. Mantendo vivo o jogo cômico em duplas e trios, revivem as cenas do Circo tradicional, revelando com um humor ingênuo uma grande brincadeira e diversão para o público de todas as idades. Com gags, reprises de palhaços, números tradicionais e a relação da família nas cenas, os três entram sempre querendo mostrar o melhor de si, mas como bons palhaços, são mais atrapalhados do que habilidosos.
21h30 - A Ferrovia dos Invisíveis, Narrativas do Outro Lado
O Imaginário - Porto Velho – RO
Um grupo de trabalhadores luta para construir uma ferrovia no meio da floresta. A estrutura é baseada nas memórias, nas narrativas de diferentes tempos, a partir de fatos históricos e da importância da presença dos trabalhadores de diversas nacionalidades, no período da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Dando um sentido humano e universal, transformando o drama e as ações humanas em composição de ações poéticas.
DIA 29/07
18h - O Circo na Arena
Todos os circenses
19h - Estilo: Dança do Ventre
Cia. de Dança Anderson Moreira - Porto Velho - RO
19h30 - Histórias de Maga
Cia. Cata e Conta - Imperatriz – MA
Uma lavadeira de sonhos. Uma mulher que na peleja do dia a dia faz fluir a imaginação de todo o público com suas histórias e tagarelices. Na cena, bonecos e sua trouxa de roupas, que vai levando pro rio da ilusão de cada um de nós. É um trabalho de contação de histórias e com muitas cantorias.
20h30 - A Mágica do Riso
Patrick, O Mágico - Rio de Janeiro – RJ
É a celebração da vida e da alegria. Números realizados de forma clownesca, com o único objetivo de tirar as pessoas do sério e “Matar a Todos”, ainda bem que é de “Rir”! O show é uma verdadeira festa que homenageia a vida, para estimular o fortalecimento das iniciativas culturais e artísticas e o intercâmbio de vivências e saberes.
21h30 - Histórias de Circo Sem Lona
Tia Teatro - Canoas - RS
As artimanhas de dois palhaços “sem eira, nem beira”, que não têm muitos dotes e precisam encontrar uma forma de ganhar a vida e conquistar o pão de cada dia. Refletindo, através da alegoria e da linguagem do palhaço, como o homem vai levando sua vida, equilibrando-se entre os contrários, compreendendo a necessidade de “ganhar o pão com o suor de seu rosto”, mas criando mecanismos para escapar das pressões cotidianas, reagir aos exageros dos puritanos e se contrapor à tristeza e à violência do mundo.

Nenhum comentário: