quarta-feira, 22 de junho de 2011

12ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DE CENAS CURTAS AGITA BELO HORIZONTE DE 22 A 26 DE JUNHO!





O Galpão Cine Horto apresenta, a partir do dia 22 de junho, quarta-feira, a 12ª edição do Festival de Cenas Curtas. Das 103 inscrições, de 13 estados diferentes, 16 cenas se apresentarão ao longo de quatro dias, somadas às quatro cenas concorrentes ao projeto Cena-Espetáculo, que abrem o Festival na quarta-feira. A programação conta ainda com debates, festas, shows e um hotsite com a cobertura completa do evento. (Programação completa abaixo)

Evento que se tornou referência de experimentação no cenário cultural de Belo Horizonte, o Festival de Cenas Curtas já foi espaço de criação para importantes grupos mineiros de renome nacional, como o Espanca! e a Cia. Clara, e há alguns anos mantém um diálogo com outros festivais pelo Brasil, criados sob influência de seu formato, como: a Mostra Cena Breve (Curitiba/PR), Festival Dulcina de Cenas Curtas (Brasília/DF) e o Festival Breves Cenas (Manaus/AM).

Em 2011, vislumbrando a expansão do projeto para outras cidades brasileiras, o Galpão Cine Horto firmou parceria com o programa Vivo EnCena, da Vivo, e dará início a duas novas ações. Nessa edição foram convidados cinco artistas, um de cada região do país, para um intercâmbio durante todo o evento. Adriane Mottola, da Cia Stravaganza, de Porto Alegre (RS), Hélio Fróes, da Cia Teatro Nu Escuro, de Goiânia (GO), Henrique Fontes, da Casa da Ribeira, de Natal (RN), Wlad Lima, da Rede Teatro da Floresta, de Belém (PA), e Wyller Villaça, da Cia Folgazões, de Vitória (ES), acompanharão os cinco dias de apresentações. A segunda ação prevê, no segundo semestre de 2011, a realização da primeira edição do projeto Circuito da Cena, que levará para a cidade de Goiânia (GO), oficinas, debates e uma mostra das cenas mais votadas da 12ª edição, acompanhadas de cenas curtas especialmente criadas por grupos locais a convite do Galpão Cine Horto.

O Festival de Cenas Curtas têm o patrocínio do Ministério da Cultura, Vivo EnCena, Vivo e Usiminas, apoio institucional do Instituto Unimed-BH e Instituto Cultural Usiminas, por meio das leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura.

12º FESTIVAL DE CENAS CURTAS

Mantendo o formato experimentado na edição anterior do Festival, as quatro cenas concorrentes ao projeto Cena-Espetáculo se apresentarão na primeira noite e serão avaliadas por uma comissão especializada. Uma delas será escolhida para se transformar em uma peça teatral com apoio e orientação artística do Centro Cultural. Nas noites seguintes, as 16 cenas selecionadas através de edital serão submetidas ao voto do público para a escolha da melhor cena de cada noite. Além das eleitas pelo voto direto, mais uma cena poderá ser escolhida por uma comissão de artistas convidados para cumprir temporada de um final de semana no Teatro Wanda Fernandes.

Nos dias seguintes às apresentações, os artistas se reunirão com o público nos debates d´O Dia Seguinte, comentando seus processos criativos e a participação no Festival. Nesta edição, um convidado especial faz a mediação de todos os encontros, o jornalista e pesquisador de teatro Valmir Santos (Revista Bravo! / Jornal Valor Econômico / Site Teatrojornal).

Esse ano, o antigo Blog do Cenas Curtas ganha formato de hotsite, potencializando o espaço de trocas pela web durante os cinco dias do evento. Além da transmissão ao vivo dos debates d´O Dia Seguinte, o hotsite apresentará reportagens, entrevistas, críticas, podcasts, vídeos e fotos produzidos pelos participantes do Núcleo de Pesquisa em Jornalismo Cultural, coordenado pela jornalista Carolina Braga. Uma seção especial reunirá também resenhas críticas sobre as cenas, escritas diariamente pela jornalista Soraya Belusi.

O Bar do Cenas Curtas continua agitando o público de quarta a sábado, com uma programação diversificada e a possibilidade de novos encontros, desta vez sob direção dos atores do Oficinão 2011. No domingo, a Festa de Encerramento, que já se tornou uma tradição do Festival, fecha a programação com shows e muita expectativa para o anúncio dos vencedores dessa edição. A descontração fica por conta do Prêmio “Banana Rosa (porque framboesa não é fruta da terra)”, organizado pelo Grupo Teatro 171 e pela Primeira Campainha.

Nenhum comentário: