A Secult, juntamente com o complexo cultural Casa das Artes, abre as inscrições para a XIX oficinas de férias que serão realizadas de 4 a 29 de julho.
Serão oferecidas três opções de oficinas, todas ministradas por profissionais de renome na cena artística goiana. Com horários flexíveis e que se encaixam facilmente na rotina de quem tem as férias agitadas, as oficinas poderão ser feitas pelo público de todas as idades. Desde que os horários não choquem, uma mesma pessoa pode fazer duas modalidades. Os preços são populares e foram adaptados para um investimento de R$ 30,00 (trinta reais) por cada modalidade das oficinas.
Serão oferecidas três opções de oficinas, todas ministradas por profissionais de renome na cena artística goiana. Com horários flexíveis e que se encaixam facilmente na rotina de quem tem as férias agitadas, as oficinas poderão ser feitas pelo público de todas as idades. Desde que os horários não choquem, uma mesma pessoa pode fazer duas modalidades. Os preços são populares e foram adaptados para um investimento de R$ 30,00 (trinta reais) por cada modalidade das oficinas.
Inscrições:
Desde a edição anterior das oficinas as inscrições podem ser feitas também pelo e-mail oficinas.casadasrtes@gmail.com, além disso, da tradicional inscrição que pode ser feita na Casa das Artes que fica na Av. Anhanguera esquina com rua R1 Setor Oeste, e no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, rua 3 esquina com rua 9 Centro.
Quem optar pela inscrição via e-mail deve mandar telefone para contato, nome completo, idade nº do RG.
Sorteio:
Para quem fica ligado nas redes sociais do Goiânia Ouro (twitter: @goianiaouro; Facebook: /goianiaouro) e da Casa das Artes (Twitter: @casadasartesgo) devem ficar atentos pois será feito sorteio para concorrerem a bolsas integrais para cada modalidade.
Conheça as modalidades e os ministrantes:
Oficina Formação do Ator (a partir de 16 anos)
Professor: Ivan Lima
Vagas: 25
Data: 04 a 08 de julho das 19 às 21 horas
Na maturidade, o mestre russo Stanislavski defendia a importância do Método da Ação Física. Para se compreender o método, tem-se primeiro de entender a ação física. Ela baseia-se numa premissa de toda a emoção flui independente da vontade - a menos que o ator possa sobre ela exercer total controle, assim como tem-se sobre o corpo. Dominando-se a ambos, a vontade passa a controlar emoções como os movimentos somáticos.
Na Oficina serão feitos exercícios em que a memória emocional é evocada, algo que Stanislavski desenvolveu como ferramenta de ensaio ou técnica de pesquisa. Ao final, há apenas o corpo, sob total controle. A interação entre ator e diretor passa, portanto, pelo desenvolvimento da melhor forma de desempenho, que se procura obter durante os ensaios, que será desenvolvida atrvés de Jogos Teatrais e Exercícios de Improvisação.
Ivan Lima
Formou-se Ator e Diretor Teatral pelo Conservatório Nacional de Teatro do Rio de Janeiro, estudou com os Professores Ziembinsky e Eugenio Kusnet. Sua estréia no teatro foi em 1965 com a Comedie Française, na peça de Feydeau, Um Fil a La Patte, logo após participou de A Peregrina de W.B.Yeats, Santa Joana de Bernard Shaw.
Em 1968, um Gosto de Mel de Shelai Delaney, onde ganhou o Prêmio de Revelação.
Em São Paulo, estréiou em 1970 com Os Mistérios do Amor de Eduardo Borsato, participando entre outros espetáculos de O Comprador de Fazendas, com Dulcina de Morais, A Vida Escrachada com Marília Pera, A Ratoeira, com Irene Ravache e Joana Fomm,Tem Banana na Banda, com Darlene Glória, A Viagem, Antonica da Silva , Bye Bye Pororoca,Boy Meets Boy, HAIR, A Paixão de Drácula, GENI, Afinal Uma Mulher de Negócios, Perfume de Camélia,A Barca de Veneza, Tartufo, com Paulo Autram, São Paulo Nigth Andei, Vison Voador, 1789 Revolução Francesa (com Maurice Bèjart),entre outros.
Como Diretor Teatral fez Como é chato ser Deus, Os Mistérios do Amor, A Paixão de Drácula, Amor de Poeta, Na Alemanha dirigiu Dichterliebe na Ópera de Dusseldorf, Clara Schumam com Irene Ravache.
Recentemente, em Goânia, dirigiu Laio (sucesso de público), Olho de Edgard Allan Poe, para a Cia. 0ops!.. Recentemente, estreou o seu novo espetáculo: Monólogo para um Ator.
Oficina O Ator e A musicalidade – um teatro para se ouvir
Professor: Abilio Carrascal
Vagas: 25
Data: 11 a 15 de julho das 19 às 21 horas
A oficina visa sensibilizar o aluno/ator para a linguagem musical. E estimulá-lo a utilizar e relacionar conceitos musicais em seu trabalho no teatro. Para isso, através de exercícios focando principalmente ritmos brasileiros, abordaremos temas como: A música como estímulo para a criação corporal; Percussão corporal e seu resultado estético; A sintonia rítmica no trabalho coletivo; Ritmo e coordenação motora; O caráter musical de um trabalho teatral; A produção musical do artista; O som e seu sentido cênico; A música como movimento; Ampliação das possibilidades artísticas estimulando o potencial criativo, interação e comunicabilidade; Exercício de domínio rítmico; Estudos de execução e criação no universo de percussão corporal.
Abílio Carrascal
Foi professor em 2006 e 2007 do curso de artes cênicas na UFG, ministrando as disciplinas oficina do espetáculo e ritmo – percepção e execução, além de outras. Atualmente é ator da companhia de teatro Nu Escuro- desde 2002- além de professor de teatro e de percussão.
Quem optar pela inscrição via e-mail deve mandar telefone para contato, nome completo, idade nº do RG.
Sorteio:
Para quem fica ligado nas redes sociais do Goiânia Ouro (twitter: @goianiaouro; Facebook: /goianiaouro) e da Casa das Artes (Twitter: @casadasartesgo) devem ficar atentos pois será feito sorteio para concorrerem a bolsas integrais para cada modalidade.
Conheça as modalidades e os ministrantes:
Oficina Formação do Ator (a partir de 16 anos)
Professor: Ivan Lima
Vagas: 25
Data: 04 a 08 de julho das 19 às 21 horas
Na maturidade, o mestre russo Stanislavski defendia a importância do Método da Ação Física. Para se compreender o método, tem-se primeiro de entender a ação física. Ela baseia-se numa premissa de toda a emoção flui independente da vontade - a menos que o ator possa sobre ela exercer total controle, assim como tem-se sobre o corpo. Dominando-se a ambos, a vontade passa a controlar emoções como os movimentos somáticos.
Na Oficina serão feitos exercícios em que a memória emocional é evocada, algo que Stanislavski desenvolveu como ferramenta de ensaio ou técnica de pesquisa. Ao final, há apenas o corpo, sob total controle. A interação entre ator e diretor passa, portanto, pelo desenvolvimento da melhor forma de desempenho, que se procura obter durante os ensaios, que será desenvolvida atrvés de Jogos Teatrais e Exercícios de Improvisação.
Ivan Lima
Formou-se Ator e Diretor Teatral pelo Conservatório Nacional de Teatro do Rio de Janeiro, estudou com os Professores Ziembinsky e Eugenio Kusnet. Sua estréia no teatro foi em 1965 com a Comedie Française, na peça de Feydeau, Um Fil a La Patte, logo após participou de A Peregrina de W.B.Yeats, Santa Joana de Bernard Shaw.
Em 1968, um Gosto de Mel de Shelai Delaney, onde ganhou o Prêmio de Revelação.
Em São Paulo, estréiou em 1970 com Os Mistérios do Amor de Eduardo Borsato, participando entre outros espetáculos de O Comprador de Fazendas, com Dulcina de Morais, A Vida Escrachada com Marília Pera, A Ratoeira, com Irene Ravache e Joana Fomm,Tem Banana na Banda, com Darlene Glória, A Viagem, Antonica da Silva , Bye Bye Pororoca,Boy Meets Boy, HAIR, A Paixão de Drácula, GENI, Afinal Uma Mulher de Negócios, Perfume de Camélia,A Barca de Veneza, Tartufo, com Paulo Autram, São Paulo Nigth Andei, Vison Voador, 1789 Revolução Francesa (com Maurice Bèjart),entre outros.
Como Diretor Teatral fez Como é chato ser Deus, Os Mistérios do Amor, A Paixão de Drácula, Amor de Poeta, Na Alemanha dirigiu Dichterliebe na Ópera de Dusseldorf, Clara Schumam com Irene Ravache.
Recentemente, em Goânia, dirigiu Laio (sucesso de público), Olho de Edgard Allan Poe, para a Cia. 0ops!.. Recentemente, estreou o seu novo espetáculo: Monólogo para um Ator.
Oficina O Ator e A musicalidade – um teatro para se ouvir
Professor: Abilio Carrascal
Vagas: 25
Data: 11 a 15 de julho das 19 às 21 horas
A oficina visa sensibilizar o aluno/ator para a linguagem musical. E estimulá-lo a utilizar e relacionar conceitos musicais em seu trabalho no teatro. Para isso, através de exercícios focando principalmente ritmos brasileiros, abordaremos temas como: A música como estímulo para a criação corporal; Percussão corporal e seu resultado estético; A sintonia rítmica no trabalho coletivo; Ritmo e coordenação motora; O caráter musical de um trabalho teatral; A produção musical do artista; O som e seu sentido cênico; A música como movimento; Ampliação das possibilidades artísticas estimulando o potencial criativo, interação e comunicabilidade; Exercício de domínio rítmico; Estudos de execução e criação no universo de percussão corporal.
Abílio Carrascal
Foi professor em 2006 e 2007 do curso de artes cênicas na UFG, ministrando as disciplinas oficina do espetáculo e ritmo – percepção e execução, além de outras. Atualmente é ator da companhia de teatro Nu Escuro- desde 2002- além de professor de teatro e de percussão.
Oficina Técnicas Circenses
Professor: Júlio Rodrigues
Vagas: 25
Data: 25 a 29 de julho das 19 às 21 horas
O trabalho terá um cronograma pautado com variações de técnicas que permeiam pelas linguagens do teatro, dança e circo. Buscando o aprimoramento do aluno para uma mente e um corpo que desafiam seus limites, quebrando bloqueios e abrindo orizontes.
Cronograma de aulasBreve aquecimento
Alongamentos iniciais
Aquecimento aprofundado com jogos lúdicos
Técnicas básicas de ginástica acrobática circense
Técnicas teóricas e físicas em aéreos
Experimentações livres, duplas e grupos
Didática de correções e limpezas de movimentações
Preparação física direcionada
Alongamentos e relaxamento finais
Material para aula:
· Roupa adequada (Ginástica)
· Garrafa para água· Toalha de rosto (caso soem muito)
Professor: Júlio Rodrigues
Vagas: 25
Data: 25 a 29 de julho das 19 às 21 horas
O trabalho terá um cronograma pautado com variações de técnicas que permeiam pelas linguagens do teatro, dança e circo. Buscando o aprimoramento do aluno para uma mente e um corpo que desafiam seus limites, quebrando bloqueios e abrindo orizontes.
Cronograma de aulasBreve aquecimento
Alongamentos iniciais
Aquecimento aprofundado com jogos lúdicos
Técnicas básicas de ginástica acrobática circense
Técnicas teóricas e físicas em aéreos
Experimentações livres, duplas e grupos
Didática de correções e limpezas de movimentações
Preparação física direcionada
Alongamentos e relaxamento finais
Material para aula:
· Roupa adequada (Ginástica)
· Garrafa para água· Toalha de rosto (caso soem muito)
· Caderno para anotações (Caso queiram fazer suas observações)
Nenhum comentário:
Postar um comentário