quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Aspereza lúdica no teatro

Pablo Kossa, jornalista (A Redação - 11/12/2012)

Foto de Layza Vasconcelos


Na semana passada, tive a oportunidade de assistir ao espetáculo Plural da Cia Nu Escuro, durante a 11ª Mostra Nacional de Teatro de Porangatu (TeNpo 2012). Saí da sala teatral do Centro Cultural da cidade do Norte goiano impressionadíssimo. Os caras contaram uma história dura, crua e áspera. Mas de forma lúdica e encantadora. Em certos momentos, flertam com a inocência da infância. Em outros, com o mundo cão dos telejornais da hora do almoço. Na boa, isso é de uma virtude ímpar. Uma trama de temática tão forte dificilmente consegue ser tão palatável. É fato raro. E a trupe conseguiu materializar nesse espetáculo. Palmas para eles.

Com direção de Izabela Nascente, Plural conta a história de uma garota desde sua primeira infância em um ambiente rural, as rusgas familiares, as dúvidas do adolescer sem diálogo e informações, o êxodo para a cidade grande, as situações de exploração a que são submetidas as pessoas que chegam nas metrópoles para trabalhar e os dramas inerentes nessa dura caminhada. Aliás, caminhada que boa parte dos brasileiros, ou alguém muito próximo, se submeteu. Eles tiveram a sensibilidade de narrar uma história que é comum aos corações da maioria do nosso povo.

A sacada do uso dos bonecos contracenando com atores de carne e osso talvez seja a grande diferença do espetáculo. Quando ocorre essa equiparação entre gente e bonecos, uma interação real, prazerosa e estimulante, a história consegue tratar de temas densos com uma suavidade que emociona. Em certos momentos, até diverte. É mais ou menos como aquela injeção que você precisa levar, mas que, ao fim do processo, percebe que não foi tão dolorida assim. Você sai do teatro reflexivo, pensando nas pessoas que você ama e que enfrentaram as mesmas broncas ali narradas. Mas não sai cabisbaixo, não sai pesado, não sai sentindo todo peso do mundo em suas costas. Sai esperançoso.

Se tiver a oportunidade de presenciar o espetáculo Plural, por favor, não perca a chance. Pode levar as crianças. O tema barra pesada é absorvido com tranquilidade. Ajuda até a estimular um debate de assuntos delicados que todos nós pais, mais cedo ou mais tarde, teremos que travar com nossas proles. Com os lindo bonecos da Cia Nu Escuro, quem sabe, essa tarefa inescapável (e sempre adiada) pode ser facilitada. Fica a dica.

Nenhum comentário: