quarta-feira, 6 de agosto de 2014

I Seminário Expedições Cênicas



Para abrir o projeto de manutenção de grupo com a PETROBRAS a primeira atividade realizada foi o Seminário EXPEDIÇÕES CÊNICAS: PESQUISAS E PROCESSOS. 


1a ETAPA DO SEMINÁRIO
(16 e 17 de setembro de 2013)

No lançamento do projeto de manutenção de grupo com o patrocínio da PETROBRAS, a Companhia de Teatro Nu Escuro realizou o I SEMINÁRIO EXPEDIÇÕES CÊNICAS: PESQUISAS E PROCESSOS, que aconteceu na Biblioteca Marietta Teles Machado (piso superior) - Praça Universitária nos dias 16 e 17 de setembro de 2013. O seminário consistiu em promover encontros e diálogos em torno das questões sobre o Teatro de Grupo no Brasil e suas bases de pesquisas e processos cênicos e, no segundo dia, entra na processo de pesquisa do projeto onde debateu sobre conceitos de Iconografias e Antropofagias. O Seminário contou com a participação de grandes nomes do teatro brasileiro: Chico Pelúcio (integrante do renomado Grupo Galpão), Kil Abreu (curador do Centro Cultural São Paulo), André Gardel (Coordenador do Doutorado da Pós Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO) Rosa Berardo (Cineasta e professora da Pós Graduação em Cultura Visual/UFG) e Natássia Garcia (professora de Artes Cênicas/UFG)

No primeiro dia (16/09) às 17h30, também tivemos a apresentação o espetáculo Gato Negro.
Inspirado em mitos populares do imaginário latinoamericano, o espetáculo de rua Gato Negro da Cia de Teatro Nu Escuro: um encontro marcado há sete anos, três mulheres que vivem numa fazenda à espera do amor prometido e a visita de uma criatura mística, que provoca mudanças na vida de todos. Dirigido por Hélio Fróes, esta montagem integra a trilogia GOYAZ de investigação cênica proposta pela Cia de Teatro Nu Escuro. Gato Negro é a segunda peça da série, que começou com Plural (2012), com direção de Izabela Nascente, e terminará em 2015, com a peça O Iconógrafo, dirigida por Lázaro Tuim. O objetivo da pesquisa é olhar de forma crítica e poética para a formação rural do Estado de Goiás. A trilogia GOYAZ também tem como proposta fortalecer as linhas de estudos e técnicas do grupo, fundamentadas no trabalho de investigação do ator, na música executada ao vivo e no teatro de formas inanimadas.

CURRICULOS RESUMIDOS:

André Gardel é professor do Departamento de Teoria do Teatro, da Escola de Letras e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO. Escritor, publicou 10 livros de poesias, ensaios e didáticos, recebendo o Prêmio Carioca de Monografia de 1995 por O encontro entre Bandeira & Sinhô. Participa de conselhos editoriais e publica artigos em revistas de teatro, literatura e música popular. Fez palestras em diferentes Centros Culturais e Instituições Universitárias no Brasil e no exterior. Foi resenhista do Idéias (Jornal do Brasil) e de outros jornais e revistas. Cantor e compositor de música popular, gravou os CDs Sons do poema (1997) e Vôo da cidade (2008). Foi consultor de literatura e comentarista da 3ª (2006), 4ª (2007) e 5ª (2008) Semanas de poesia da TV Escola.

Chico Pelúcio é ator e diretor de teatro, integrante do Grupo Galpão.
Dirigiu diversos espetáculos com outras companhias de teatro, dança e circo, tendo como destaque as primeiras montagens da Cia Burlantins, quatro Oficinões do Galpão Cine Horto, a ópera “A redenção pelo Sonho” de Tim Rescala do Rio de Janeiro,  o Circo Roda de São Paulo, Cia Camaleão de Dança  entre outros. Foi responsável pela coordenação de produção do Grupo Galpão por vários anos, coordenador geral de dois Festivais Internacionais de Teatro de Rua e do primeiro Festival Internacional de Teatro Palco e Rua - FIT BH.  Em 1998 implantou e coordenou o Centro Cultural Galpão Cine Horto onde ainda é o diretor geral.  

Kil Abreu é jornalista, crítico e Pesquisador do teatro. Pós-graduado em Artes pela Universidade de São Paulo (USP). Foi crítico do jornal Folha de São Paulo e da revista Bravo! Dirigiu o Departamento de Teatros da Secretaria Municipal de Cultura/SP e foi curador de alguns dos principais festivais de teatro do país (Curitiba, Recife e Festival Internacional de teatro de São José do Rio Preto). Por dez anos foi professor e coordenador pedagógico da Escola Livre de teatro de Santo André e por oito jurado do Prêmio Shell/Versão São Paulo. Prestou consultoria a diversos órgãos públicos e privados, entre eles Petrobras e Instituto Itaú Cultural. É membro da Associação Paulista de críticos de arte e um dos jurados do prêmio APCA. Atualmente é curador do Centro Cultural São Paulo. Mantém estudos sobre dramaturgia e teatro brasileiro contemporâneo.  

Rosa Berardo é Doutora em cinema pela Sorbonne, França, e Pós-doutorada pela Université du Québec à Montreal, Rosa Berardo tem uma longa trajetória na área do Audiovisual, participando em diversos festivais de cinema do Brasil e do exterior. Em 2002 Rosa Berardo criou a Primeira Escola de Cinema do Estado de Goiás, que se chamou SKOPOS e atualmente dirige a CASA DO CINEMA. Professora, Cineasta, Jornalista e fotógrafa, Rosa viajou por vários países do mundo, desde a Ásia à Antártida e fotografou ainda regiões como a Amazônia, Pantanal e o folclore no Centro Oeste Brasileiro. Durante seis anos fotografou os índios do Parque Nacional do Xingu, e possui um dos maiores acervos sobre as etnias que vivem neste parque. Suas fotografias são publicadas nas melhores revistas nacionais e internacionais, como GEO, PHOTO & CAMERA, Fotografe Melhor e Correio da Unesco.



PROGRAMAÇÃO

I Seminário Expedições Cênicas: Pesquisas e Processos
Local: Biblioteca Marietta Teles Machado (piso superior) - Praça Universitária

16/09 - Segunda-feira

17h30 - Praça Universitária (em frente a biblioteca)
Apresentação: Gato Negro

19h - Lançamento do Projeto: O Iconógrafo

19h15 - Mesa: Teatro de Grupo no Brasil
Chico Pelúcio (Grupo Galpão)
Kil Abreu (Centro Cultural São Paulo)
Mediação: Natássia Garcia (Emac/UFG)

17/09 - Terça-feira

19h - Mesa: Iconografias e antropofagias
André Gardel (Coord. Pós Graduação UNIRIO)
Rosa Berardo (Cineasta e prof. UFG)

Mediação: Hélio Fróes (Emac/UFG)

Nenhum comentário: