sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

 Processo de montagem do novo espetáculo da CIA DE TEATRO NU ESCURO


"PITORESCA"

Um espetáculo que está sendo criado a partir dos relatos e diários dos viajantes naturalistas que visitaram o Brasil no período do século XVI ao XIX, como Saint-Hilaire, Langsdorff, John Emmanuel Pohl, Cuthbert Pudsey, Gentil de la Barbinais, Guardo Baquaqua, Anthony Knivet, Gobineau, Louis Agassaiz, Francis Castelnau, Hans Staden, Maria Graham, das iconografias e relatos elaborados por artistas e cientistas das expedições, como Rugendas, Taunay, Florence, Debret e dos “Relatórios de Província” que o Governo de Goiás encaminhava ao Imperador do Brasil no Rio de Janeiro no século XIX. 

Leitura com elenco, equipe de pesquisadores e de arte.




"Diário de bordo" ou breves relatos de uma viajante Nu Escuro: 

Goiânia, 22 de Janeiro de 2015

Hoje fizemos a primeira leitura com o elenco, uma parte da equipe de arte e com os historiadores que tem nos dado o suporte neste novo trabalho. O texto está sendo experimentado e a medida que nós atores/criadores lemos para outras pessoas "desintoxicamos" um pouco do que escrevemos conseguindo assim acionar novas percepções e entender um pouco mais das pegadas que estamos cravando neste caminhar.
Temos uma novidade, o querido ator Liomar Veloso confirmou a participação no espetáculo.
Foi um dia empolgante.
Na nossa querida casa Oficina cultural Geppeto.

Pitoresca


Goiânia,  23 de Janeiro de 2015

Hoje traçamos um "norte" para a personagem "Índia". Nossa expectativa é que ela seja a narradora da história e que traga o olhar de quem recebe, mesmo sem querer, a visita dos viajantes.
A imagem que buscamos para construir a personagem foi "bruxa senil gravida " que é bastante conhecida na obra de Mikhail Bakhtin.  É uma imagem que nos trás muitos signos e salienta a linguagem que elegemos trabalhar: O grotesco. 



Laboratório de idéias- discussão sobre a dramaturgia


Goiânia, 25 de Janeiro de 2015

Domingo, almoço muito especial, recebemos em nossa sede a visita dos Kraho, eles estão em Goiânia estudando pois  a maioria são professores que durante as férias vem para cá estudar. Fiquei impressionada com a beleza das mulheres, são lindas. Perguntei para Taís (nome em português  de uma delas)  se havia alguma movimentação das mulheres na tribo, ela disse que ainda não, mais firmemente falou que a hora delas está chegando. Adorei. 

Foto de despedida, pelo menos por enquanto... 


Goiânia, 26 de Janeiro de 2015

O encontro começou com uma reunião em telepresença com Renato Livera, um dos colaboradores desta montagem.  Discutimos mais uma vez o texto e o caminho dos personagens. Ele também propôs irmos já para sala, o que iria acontecer pois amanha começamos oficialmente o treinamento corporal para o espetáculo, será uma vivência  do método Viewpoints com Fernanda Pimenta. Já estou pensando na "sofrência" por que sempre quando voltamos de férias é aquela bagaceira, quilos a mais, inércia e ócio, pelo menos uma parte do grupo em que eu me incluo.
Boa sorte para nós, vai ser bom.
Hoje também assistimos  um filme coletivamente, "Ronda da noite" este proposto por Adriana Brito. Bem interessante a estética, muito teatral.



Reunião


Nenhum comentário: